Portugal está em 14º lugar na produção de batatas na UE 501

Em 2019, foram colhidas 55,3 milhões de toneladas de batatas na União Europeia. A Alemanha foi o maior produtor e Portugal aparece no 14º lugar. Os dados são do Eurostat, divulgados esta sexta-feira.

A Alemanha foi o maior produtor e representa 21,2% da produção da UE. Segue-se a Polónia com 16,4%, a França (15,7%), os Países Baixos (12,7%) e a Bélgica (7,2%). Estes cinco Estados-membros são responsáveis por quase 75% da produção total de batatas da UE.

Portugal aparece na 14ª posição ao produzir somente 0,9% da produção global de batatas.

Chipre, Estónia, Eslovénia, Eslováquia e Letónia são os países que menos produzem este tipo de alimento.

Para além de exportar e comercializar batatas cruas para alimentos e sementes, a UE também transforma as suas batatas em quatro tipos principais de produtos: batatas congeladas, batatas preparadas ou conservadas, batatas secas e fécula de batata.

Segundo a Eurostat, o valor global da produção de batata transformada da UE atingiu 9,1 mil milhões de euros em 2019, ou 1,6% do valor da produção de toda a indústria alimentar europeia.

As batatas fritas e batatas fritas congeladas foram os produtos de batata mais significativos em termos de valor de produção.