O Portal da Queixa – no âmbito do seu projeto de Responsabilidade Social – vai apoiar a missão da organização Palhaços d’Opital. O objetivo da parceria é dar maior visibilidade a esta causa, fazendo-a chegar a cada vez mais pessoas, permitindo assim espalhar pelos utentes seniores hospitalizados ainda mais alegria, humor e afetos. O Portal da Queixa espera contribuir também para a maior humanização hospitalar, valorização e dignificação da pessoa idosa.
O Portal da Queixa decidiu abraçar a causa da Palhaços d’Opital (PdO) – associação cultural sem fins lucrativos -, cuja missão é levar sorrisos e bem-estar a quem mais precisa, em contexto hospitalar. Atualmente, o trabalho dos Doutores Palhaços tem como foco os utentes mais idosos, durante o período de internamento, em vários hospitais parceiros: Unidade Local de Matosinhos, IPO de Coimbra, Centro Hospitalar Baixo-Vouga (Aveiro e Águeda), Hospital Distrital da Figueira da Foz e no Centro Hospitalar Tondela-Viseu.
Com mais de um milhão de utilizadores registados – e pelo alcance que tem junto dos utilizadores digitais —, o Portal da Queixa considera ter o dever cívico de contribuir para a divulgação de projetos e causas sociais, colaborando com as organizações no reforço e propósito das suas missões. Neste sentido, a maior rede social de consumidores de Portugal, espera contribuir para a divulgação da missão da Palhaços d’Opital, aumentando o seu impacto social junto da sua comunidade digital, sensibilizando mais pessoas a abraçar esta causa e permitindo, assim, levar mais alegria, humor e afetos aos idosos hospitalizados.
Isabel Rosado, presidente da Palhaços d’Opital, salienta a importância desta parceria por ir ao encontro de um dos propósitos da associação: levar mais sorrisos aos hospitais, e chegar a mais pessoas: “Esta parceria significa chegar a mais pessoas, que mais pessoas conheçam o projeto, que mais pessoas tenham noção que a arte, o amor e os afetos impactam todas as idades e são importantes em todas as faixas etárias. A Palhaços d´Opital foi um projeto pioneiro na Europa e destacou-se também durante a pandemia, uma vez que foi a primeira a virar-se para o digital. Temos muitos conteúdos online que são usados nos lares e hospitais. Esta parceria com o Portal da Queixa vem aqui dar mais exposição e dar mais palco à nossa atuação e é sempre uma mais-valia para chegarmos a mais pessoas.”
Garantir uma sociedade mais justa e equilibrada é um dos princípios inscritos na matriz do Portal da Queixa. “Enquanto empreendedores, está na nossa génese encontrar as soluções mais inovadoras para os problemas do nosso quotidiano. No entanto, a nossa maior causa, é poder contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. Por isso, ter o privilégio de poder apoiar esta causa, com um propósito tão nobre e altruísta, no auxílio emocional a todos aqueles que se encontram numa fase da vida tão frágil, representa, para nós, um enorme motivo de orgulho.”, sublinha Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa.
De referir que, o Portal da Queixa tem em curso outras ações inseridas no seu projeto de Responsabilidade Social Empresarial, nomeadamente a oferta de um serviço que permite que todas as entidades públicas possam ter acesso gratuito às funcionalidades Premium da plataforma.