População aconselhada a ingerir alimentos para combater o frio 824

18 de janeiro de 2017

Alimentos quentes, alguns condimentos, chás e infusões devem ser privilegiados em dias de maior frio, defendem os nutricionistas.

«Temos os alimentos líquidos, bebidas quentes como chá, café, infusões e depois temos também as sopas de legumes que podem ser enriquecidas com leguminosas ou outras fontes de proteínas, como carne, peixe, ovo, podem ser uma refeição quente para estes dias mais frios», afirmou o nutricionista Rodrigo Abreu, numa entrevista à “TSF”.

Já Helena Cid, também ela nutricionista, lembra a importância das refeições mais pesadas como a feijoada ou o cozido à portuguesa: «a digestão é mais longa e são alimentos que transmitem a sensação de maior conforto”, refere.

«As pimentas, como a pimenta de cayene que tem sido muito popular para esse fim, alguns alimentos com gordura como o salmão e o abacate, que têm ácidos gordos ómega 3 que melhoram a circulação e podem também minorar a sensação de frio e ainda, por exemplo, o extrato de ginkgo biloba que é também utilizado para melhorar a circulação periférica, sobretudo nas pessoas que se queixam de ter as mãos ou os pé frios», remata Rodrigo Abreu.

As autoridades alertaram para a descida das temperaturas durante estes dias.