O Politécnico de Coimbra (IPC) está na liderança de um projeto de formação de competências, denominado por EQVEGAN, para responder aos desafios colocados à indústria alimentar, face ao crescimento do interesse do consumidor em produtos vegetais.
Este projeto, que inicia este ano, é uma Aliança de Competências Setoriais composta por 15 instituições com diversos perfis de 11 países.
O projeto destina-se a estudantes e profissionais do setor e é um dos seis projetos a nível europeu com candidatura aprovada ao financiamento “Alianças de Competências Setoriais” no valor de um milhão de euros.
O EQVEGAN visa responder às alterações registadas na indústria alimentar, face a mudanças de hábitos no consumidor, que procura cada vez mais dietas à base de vegetais, com realce para o crescente número de consumidores vegan, que para manter a competitividade precisa dominar novos processos e tecnologias.
O projeto tem a duração de três anos, com início a 1 de dezembro de 2020 e final a 30 de novembro de 2023, e oferece formação inovadora em sete idiomas: inglês, croata, finlandês, francês, polaco, português e turco.