A Câmara Municipal de Ponta Delgada, nos Açores, está a desenvolver um projeto que pretende estimular hábitos alimentares saudáveis, através da participação dos alunos em jogos e representações teatrais.
O projeto, denominado por “Aprender a Comer Brincando”, é desenvolvido através da Ludoteca Itinerante, e vai ser implementado em todas as escolas do 1º ciclo.
Este projeto “tem como principal objetivo dar aos alunos do pré-escolar e do 1º ano referências que lhes permitam fazer escolhas mais informadas e saudáveis”, explica a Câmara Municipal, através de comunicado.
Tem por base duas histórias que fazem parte do Plano Nacional de Leitura, “A menina que não gostava de fruta” e o “Menino que não gostava de sopa”, da autoria de Cidália Fernandes.
O projeto conta com a colaboração de dois animadores da Ludoteca Itinerante, de uma nutricionista e de um professor de Educação Física. A Ludoteca Municipal trabalha as vertentes lúdica e criativa, criando as personagens da história através de fantoches de luva, fazendo uma representação teatral das histórias.
“Depois, a nutricionista e o professor de Educação Física fazem circuitos nos quais, através de jogos, as crianças aprendem a necessidade e a importância de uma alimentação saudável e da prática de exercício físico”, explica a Câmara Municipal, na mesma nota.