Pauzinhos elétricos criam uma sensação artificial do sabor do sal 1194

Um grupo de investigadores japoneses criaram pauzinhos elétricos, que criam uma sensação artificial do sabor do sal, procurando reduzir a ingestão do mesmo e consequentemente melhorar a saúde.

A invenção é de Homei Miyashita, professor da Universidade Meiji, em Tóquio,

A informação foi avançada pelo “The Guardian”, que inclusive divulgou um vídeo cujo laboratório colaborou com o fabricante de alimentos e bebidas Kirin para desenvolver o dispositivo. Veja aqui.

A ideia surgiu motivada pela necessidade de reduzir o consumo de sal no Japão e num contexto em que o próprio Ministério da Saúde já sugeriu a diminuição da ingestão diária de sal para um máximo de 7,5 gramas para homens e 6,5 gramas para mulheres. No Japão, o adulto médio consome cerca de 10 gramas de sal por dia, o dobro da quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estes pauzinhos elétricos (iguais ao que estamos habituados, mas não são em madeira) estão ligados a uma pulseira. Esta é colocada no pulso da pessoa que está a comer, gerando a sensação de comida temperada com sal.

O dispositivo (uma espécie de mini computador), em formato de pulseira, está ligado aos pauzinhos e utiliza uma corrente fraca que amplifica artificialmente o sabor do sal. O utilizador recebe uma sensação de salinidade.

Entretanto já foram realizados vários testes e os pauzinhos permitem com que os alimentos pareçam “mais temperados ou menos temperados”.

Constatou-se que este dispositivo traz melhorias no sabor salgado dos alimentos com baixo teor de sódio em cerca de 1,5%.

De acordo com o “The Guardian”, a previsão é de que este dispositivo esteja disponível ao público, em 2023.