A Parodontax e a Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Impantes (SPPI) vão estar nas ruas de Lisboa, Porto e Coimbra, no próximo dia 12 de maio – Dia Europeu da Saúde Periodontal –, para uma campanha de sensibilização que passa pela distribuição de mais de 3.000 kits de proteção oral.
“A doença periodontal está ligada a grandes problemas de saúde sistémica. Esta doença é uma doença inflamatória crónica presente nos tecidos à volta dos dentes, e em conjunto com as bactérias da placa bacteriana, pode levar a alterações em diversos órgãos. Hoje sabemos que a periodontite não tratada pode dificultar o controlo da Diabetes, por outro lado, uma Diabetes mal controlada agrava a periodontite”, explica Cristina Trigo Cabral, presidente da Sociedade Portuguesa de Periodontologia.
A periodontite é a sexta doença mais comum no planeta. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, metade dos adultos sofre de problemas nas gengivas e Portugal não é exceção. A aposta passa pela prevenção.
“O propósito da nossa empresa, a Haleon, é o apoio à saúde no dia-a-dia com humanidade, pelo que nos faz todo o sentido o apoio desta iniciativa da SPPI, com a marca Parodontax, para em conjunto com os profissionais de saúde, contribuirmos para o conhecimento da população sobre a patologia periodontal”, explica Susana Cruz, farmacêutica na Haleon, responsável pela Interação com os Profissionais de Saúde.
O Dia Europeu da Saúde Periodontal assinala-se a 12 de maio, nas ruas de Lisboa, Porto e Coimbra, com a presença de dentistas especialistas a prestarem esclarecimentos à população. A ação será complementada com a distribuição de kits de proteção oral compostos por uma escova de dentes Parodontax Complete Protetion, pasta de dentes Parodontax e um folheto com conselhos práticos.
De acordo com um estudo da marca Parodontax, 53% dos portugueses sofre de problemas nas gengivas e 16% desse grupo não faz qualquer tratamento.