Pão pão, Queijo queijo 603

Lembro-me de em 2011, poucos meses após a chegada da troika a Portugal, ter uma reunião num conhecido grupo editorial para propor uma ideia que na altura me parecia tão óbvia quanto necessária – uma publicação destinada a Nutricionistas, onde se abordassem não só os temas da Nutrição de forma séria (e não nos moldes que geralmente proliferam numa série de sites e revistas de lifestyle), mas também tudo aquilo que interessa à nossa classe profissional.

O entusiasmo dos meus interlocutores rapidamente esbarrou nos valores que a Administração considerava necessários para que o projeto pudesse avançar e a ideia foi posta na gaveta à espera de melhores dias. Foi por isso que, com redobrada alegria, recebi no ano passado a notícia de que afinal alguém também acreditava que uma publicação destas devia existir – a Hollyfar não só iria avançar com uma revista dedicada à Nutrição, como ainda me lançava o convite para colaborar na mesma.

Pelos vistos não era o único a acreditar que fazia falta uma revista para Nutricionistas e que era possível torná-la realidade!

O tempo tem vindo a dar razão a todos os que acreditaram que um projeto destes poderia vingar – hoje a Viver Saudável cumpre o seu primeiro aniversário, seguramente o primeiro de muitos! Nestes 12 meses, habituámo-nos a receber semanalmente por e-mail uma compilação de tudo o que é realmente importante no Mundo da Nutrição – uma tarefa cada vez mais difícil, dada a proliferação de publicações nesta área, muitas delas sem qualquer qualidade. Adicionalmente, todos os meses podemos folhear as páginas da revista e aumentar o nosso conhecimento sobre o setor através de entrevistas relevantes e artigos originais, coisa rara num mundo de redações onde impera o “copy paste”.

O aumento do número de Nutricionistas e a notoriedade crescente da classe junto da opinião pública trazem consigo um conjunto de desafios a todos os que trabalham nesta área. E a atual proliferação de áreas de atuação do Nutricionista, faz com que seja muito difícil acompanhar tudo o que se passa fora do âmbito de trabalho de cada um. Por tudo isto, a Viver Saudável é não só um veículo de conhecimento para todos nós, mas também um importante fator de união para que a voz dos Nutricionistas se possa fazer ouvir de forma credível. E à medida que este projeto se consolida, estou certo que, após o reconhecimento atual, se seguirá no futuro um maior nível de envolvimento por parte dos(as) colegas.

Para já, e em apenas um ano, a Viver Saudável conseguiu tornar-se na publicação de referência para os(as) Nutricionistas portugueses. Que mais boas novidades nos reservarão os próximos doze meses?!

Rodrigo Abreu,
Nutricionista

Rodrigo Abreu,
Nutricionista
Rodrigo Abreu,
Nutricionist