Palete ecológica e meio de conservação sem tratamento térmico vencem o Biotech_agrifood Innovation 967


20 de julho de 2017

Uma palete amiga do ambiente e um meio de conservação de alimentos sem recurso a tratamento térmico, foram estas as duas tecnologias vencedoras da primeira edição do Biotech_agrifood Innovation, um concurso organizado pela Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica – Porto.

“MycoBranches”, vencedor do prémio +Potencial, é uma tecnologia de produção de biomateriais que consiste na agregação de subprodutos das indústrias agroalimentares, através da ação de fungos. Tal como explicou Miguel Ramos, um dos investigadores da ESB responsável pelo projeto, este é um novo conceito de palete, mais amiga do ambiente, com elevada resistência à humidade e ao fogo, lê-se num comunicado enviado pela instituição.

Já o prémio +Inovação foi atribuído à “Bio-Cold Pasteurization”, uma tecnologia de conservação de alimentos sem recurso a tratamento térmico, que preserva a microbiota natural e as propriedades bioquímicas e organoléticas dos alimentos, apresentando-se como uma opção mais sustentável, explicou Norton Komora, também ele investigador da ESB e representante do projeto.

A segunda edição do concurso Biotech_agrifood Innovation decorre de outubro de 2017 a janeiro de 2018 e a submissão de ideias termina no dia 25 de setembro.