Nutricionista representa Portugal no Ecotrophelia Europe 1261

Na oitava edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, dinamizado pela PortugalFoods com o intuito de estimular e distinguir a ecoinovação e o empreendedorismo jovem no sector agroalimentar, houve um produto que se destacou entre os oito finalistas. Trata-se dos Fusion Rolls, um snack sustentável feito a partir de desperdício de uva, desenvolvido por três estudantes de diferentes universidades do Porto.

A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se no dia 12 de julho, ao final da tarde, com o projeto Fusion Rolls a sair como grande vencedor. Com origem em instituições académicas diversas, Ana Fernandes, Catarina Lourenço e Mariana Fonseca — frequentam a licenciatura em Design na Universidade Lusíada do Porto, o mestrado em Engenharia Alimentar na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e o mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição na Universidade do Porto, respetivamente — uniram as suas habilidades, competências e conhecimentos, convertendo o desperdício de uva num snack que combina sabor, praticidade e respeito pelo meio ambiente.

Ao analisarem o mercado, aperceberam-se que só existiam produtos à base de fruta líquidos ou desidratados crocantes, o que as levou a criar uns “rolinhos de fruta desidratada, sustentáveis e nutritivos, ideais para um snack saudável”, descrevem.

“Quisemos apresentar uma alternativa de snack com uma consistência tenra, muito prática de ingerir e que, à base de uva desperdiçada pela indústria alimentar, mas também de banana e amêndoa, seja uma forma muito conveniente, fácil, saudável e rápida de comer fruta on the go“, explicam as mentoras da proposta vencedora. “Ficamos muito contentes que o júri tenha reconhecido a qualidade alimentar, mas também as preocupações de sustentabilidade do nosso projeto”, salientam.

Reconhecimento e prémios

Além de conquistarem o Prémio ECOTROPHELIA Portugal Ouro, no valor de 2 mil euros, os Fusion Rolls qualificaram-se para representar o nosso país na competição europeia, que decorrerá em outubro, na SIAL Paris, uma das feiras de referência no sector agroalimentar mundial.

Os vencedores nacionais de 16 países — Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Roménia e Sérvia — terão a oportunidade de demonstrar o impacto e a viabilidade das suas inovações no palco internacional e conquistar o ECOTROPHELIA Europe Gold, no valor de 4 mil euros. Serão ainda disputados o segundo e terceiro lugares do prémio, bem como os troféus de Empreendedorismo e de Melhor Comunicação de Produto.

Créditos: ECOTROPHELIA Portugal / João Pedro Rocha

A equipa também foi distinguida com o Prémio UPTEC, atribuído pela primeira vez nesta edição, garantindo quatro meses de incubação no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e acesso à Escola de Startups, um programa de aceleração de novas ideias e negócios daquele hub académico de inovação. Adicionalmente, terá ainda o apoio habitual das consultoras Market Access e Ivity Brand Corp nas componentes de marketing e branding.

“Lançar as bases da alimentação do amanhã” é um dos artigos de cobertura da próxima edição da revista VIVER SAUDÁVEL, afeta aos meses de setembro e outubro, a ser disponibilizada brevemente. Conheça mais especificidades sobre a iniciativa e os restantes galardoados na Revista dos Nutricionistas.