A Organon Portugal promove, pela primeira vez, o Fertilidade +, um programa de formação e partilha de conhecimento sobre o diagnóstico e o tratamento da infertilidade. O objetivo é informar e dar competências aos médicos de medicina geral e familiar para auxiliarem no diagnóstico e aconselhamento das mulheres e, também, de casais que experienciem problemas de infertilidade.
O programa é composto por cinco webinars que decorrem em setembro, outubro e novembro. Cada sessão, com cerca de 1 hora de duração, irá incidir sobre duas temáticas relacionadas com a infertilidade e terá 15 minutos reservados para os participantes poderem colocar questões. As perguntas poderão ser colocadas via área de chat, durante o webinar.
O primeiro evento acontece já a 30 de setembro, às 21h00, e tem a colaboração de duas especialistas do Ferticentro – Centro de Estudos de Fertilidade, de Coimbra. O “Estudo do casal infértil” será o primeiro tema em análise pela Dra. Paula Ruivo Manso – especialista em ginecologia e obstetrícia, responsável pelas consultas de fertilidade e pela parte médica das técnicas de procriação medicamente assistida no Ferticentro – que irá debruçar-se sobre quais os exames e ferramentas existentes para estudar e avaliar as causas de infertilidade de uma mulher e/ou casal. O segundo tema é dirigido pela Dra. Inês Couceiro – embriologista clínica, certificada pela Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, do Ferticentro – que tratará o “Fator masculino na infertilidade”, quais as suas causas e os tratamentos disponíveis.
Os webinars do Fertilidade + regressam a 14 de outubro para abordar os “Tratamentos de procriação medicamente assistida (PMA)” e a “Preservação da fertilidade”. Durante este mês, será ainda realizada outra sessão dedicada às temáticas da “Idade feminina e função ovárica” e à “Doação de óvulos”. Em novembro, estão previstos mais dois eventos: uma sessão que vai incidir sobre a “Genética e procriação medicamente assistida (PMA)” e sobre o “Teste genético pré-implantação (PGT)”. E outra sessão em que serão analisadas as problemáticas do “Síndrome do ovário poliquístico” e da “Maturação in vitro de óvulos (IVM)”.
Esta iniciativa é dirigida aos médicos dos cuidados de saúde primários que desempenham um papel interventivo muito importante junto da comunidade, na sensibilização e esclarecimento de dúvidas sobre a fertilidade e diagnóstico de causas de infertilidade. A mesma está, no entanto, aberta a outros profissionais de saúde, com o intuito de educação médica continua. Todos os que pretendam participar no Fertilidade +, podem registar-se gratuitamente em www.organonconnect.pt/fertilidademais.xhtml. Têm, ainda, a possibilidade de acederem aos conteúdos da formação na plataforma até 72 horas depois da transmissão.