Ordem quer rever obrigatoriedade de estágio profissional remunerado para acesso à profissão 1387

A Ordem dos Nutricionistas (ON) quer uma “revisão imediata e excecional” do seu Estatuto no que diz respeito à obrigatoriedade de um estágio profissional remunerado para acesso à profissão.

“Preocupada e solidária com os jovens estudantes e recém-licenciados”, a Ordem pediu à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, a revisão do seu Estatuto, aprovado em 2023 pela anterior Direção, perante a falta de entidades disponíveis para absorver todos os estágios remunerados necessários, um entrave para os futuros nutricionistas.

Em causa, o novo Estatuto contempla, por lei, um estágio profissional remunerado para o acesso à profissão. No entanto, segundo a ON, esta exigência “está a gerar sérias dificuldades”, razão pela qual defende “um acesso digno, mas também possível, à profissão”.

Na segunda edição da sua revista On-Line, a Associação Pública Profissional explica que este é um problema que não foi acautelado aquando da aprovação do Estatuto, mas que se encontra obrigada a cumprir a lei.

Mais informa que esta foi uma questão debatida em “várias sessões de esclarecimento, conduzidas pela bastonária [Liliana Sousa], abertas a todos os membros, com o objetivo de expor os passos já concretizados neste processo”.