A Ordem dos Nutricionistas (ON), anunciou esta segunda-feira a convocação de eleições para dia 14 de outubro.
Antecipam-se mudanças no setor da Nutrição em Portugal. O regulamento eleitoral da ON impede a atual bastonária, Alexandra Bento, de se voltar a apresentar a eleições. Ou seja, está aberta a corrida para o cargo de bastonário da Ordem dos Nutricionistas.
É a própria bastonária que, no site da ON, assina a convocatória, para anunciar que serão igualmente eleitos o Conselho Geral e o Conselho Jurisdicional. A votação decorrerá entre as 11h e as 16h e “o critério de inclusão dos eleitores nos diversos círculos eleitorais é o da localização do domicílio profissional”.
São sete as assembleias de voto em todo o país: Norte (sede da ON), Centro (Centro Hospitalar Universitário de Coimbra), Lisboa (Hospital Santa Maria), Alentejo (Hospital Espírito Santo), Algarve (Centro Hospitalar Universitário do Algarve), Açores (Hospital do Divino Espírito Santo) e Madeira (Hospital Dr. Nélio Mendonça).
Prazos
Para garantirem a inclusão nos cadernos eleitorais (a serem afixados na sede da ON e online a 21 de julho), os associados têm até dia 18 de julho para regularizar eventuais quotas em atraso.
Os nutricionistas poderão votar via postal ou presencialmente (nos locais acima descritos), sendo vedado o voto por procuração. A 3 de agosto será divulgada a distribuição de mandatos do Conselho Geral por círculo eleitoral.
As candidaturas para os três órgãos deverão dar entrada na sede da ON até às 17h30 de 7 de agosto de 2023, “devendo ser entregues em mão ou através de correio registado”.
Leia aqui a Convocação e aqui o Regulamento Eleitoral da Ordem dos Nutricionistas.