Optometristas lançam campanha de consciencialização para a miopia infantil 754

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), em parceria com a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) vai promover a campanha de promoção para a saúde da visão infantil “Cuide da visão, redobre a atenção”, cujo foco é a prevenção e deteção precoce da miopia.

No dia 1 de junho, pelas 15 horas, terá lugar o lançamento do vídeo da campanha, em direto no Facebook da APLO, que contará com a presença de Raúl de Sousa, Presidente da APLO, e com dois elementos da ESCS que integraram a equipa que desenvolveu a campanha. O vídeo conta com a participação da Foca Bia, a mascote que dá cara à campanha.

A campanha foi desenvolvida por cinco alunas do 3.º ano do curso de Relações Públicas e Comunicação Empresarial da ESCS: Inês Matias, Liliana Santos, Margarida Tordo, Mariana Aniceto e Mariana Marreiros.

A miopia carateriza-se por uma visão desfocada dos objetos situados ao longe e visão mais nítida dos objetos próximos. Este processo ocorre devido ao aumento do globo ocular, em relação à sua normal morfologia, ou ao aumento da curvatura da córnea, o que leva a que as imagens dos objetos situados a mais de cinco metros fiquem desfocadas, uma vez que o foco é feito antes da retina.

O relatório da OMS – Instituto de Visão Brien Holden contabilizou, em 2010, quase dois mil milhões de pessoas que sofriam de miopia (27 por cento da população mundial), sendo que 2,8 por cento sofre de miopia elevada. É projetado, para o ano 2050, um aumento para quase cinco mil milhões de míopes, representando 52 por cento da população mundial, dos quais cerca de mil milhões serão altos míopes, ou seja, 10 por cento da população mundial.

Este vídeo de consciencialização para a saúde da visão será divulgado em estabelecimentos escolares por todo o país e estará disponível no canal de Youtube da APLO: https://youtu.be/3X_zKgT491E