A “ActNow” é uma campanha direcionada para as redes sociais, que pretende educar e incentivar ações individuais, promovendo a mudança de hábitos e rotinas e fazer escolhas que tenham menos efeitos prejudiciais ao meio ambiente, e, deste modo, enfrentar o desafio climático.
Este é um apelo global das Nações Unidas. A campanha é um esforço coordenado da ONU para aumentar a consciencialização para as mudanças climáticas e acelerar a implementação do Acordo de Paris.
O “ActNow” utiliza avanços na Inteligência Artificial (IA) para estimular uma mudança de comportamento. O bot do “ActNow” vai recomendar ações diárias para reduzir as nossas pegadas de carbono, tais como viajar de maneira mais sustentável, economizar energia ou comer menos carne. Os individuos ao partilharem nas suas redes sociais este tipo de ações mostram o quanto estão dispostos a adoptar estas mudanças.
Em destaque nesta campanha é a alimentação, que tem grandes implicações para as mudanças climáticas. A destruição das florestas tropicais para criar terras para a agricultura, juntamente com a crescente procura por carne, são das prinicais razões para o aumento dos gases de efeito estufa, que estão a afetar significativamente o clima e a segurança alimentar global. Já para não falar que desperdiçamos cerca de um terço dos alimentos produzidos.
Esta situação faz com que cada vez mais pessoas tenham mais cuidado com o que comem e com o impacto da sua dietas na saúde e no meio ambiente. Há uma procura cada vez maior de produtos locais e orgânicos e cada vez menos procura de refeições com muita carne e fast food.
Esta campanha “ActNow” da ONU procura inspirar ainda mais pessoas a desfrutar de comida sustentável. Para isso, um dos desafios desta iniciativa será preparar pratos que não sejam apenas deliciosos, mas também bons para o planeta, e compartilhar receitas e fotos nas redes sociais, criando assim uma rede de inspiração e de mudança de comportamentos.