OncoDNA apresenta na ESMO o kit genómico OncoDEEP kit para o estudo de tumores sólidos 487

A OncoDNA, companhia de genómica e teranóstica (terapia e diagnóstico) especializada em medicina de precisão para o tratamento de doentes com cancro e doenças genéticas, apresentou a sua nova solução OncoDEEP kit para o estudo de tumores sólidos, no Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO), que acontece em Paris de 9 a 13 de setembro.

Esta ferramenta oferece uma solução NGS (Next-Generation Sequencing) para que os laboratórios possam realizar testes muito mais completos baseados no estudo de biomarcadores. Dessa forma, podem ser fornecidas mais informações aos oncologistas para que possam determinar qual é o tratamento mais adequado para cada um dos seus doentes, de forma muito mais precisa e personalizada.
“O kit integra reagentes e padrões de controlo de qualidade para a sequenciação de mais de 600 biomarcadores de cancro. Além disso, inclui análise de dados e ferramentas de interpretação clínica da OncoDNA para obter uma análise mais rápida e um relatório do perfil molecular do tumor do doente.”, afirma Adriana Terrádez, diretora da OncoDNA para Espanha e Portugal.

A solução está otimizada para a análise confiável de variantes somáticas e translocações, facilitando a análise de várias assinaturas complexas, como deficiência de recombinação homóloga (HRD), um biomarcador preditivo para avaliar o uso de terapias com inibidores de PARP. Além disso, o kit permite a medição da carga mutacional do tumor (TMB), instabilidade de microssatélites (MSI) e perda de heterozigosidade (LOH).

Comparado com outros testes de biomarcadores individuais, o OncoDEEP kit abrange um amplo painel de genes e fenótipos associados a terapias contra o cancro. Uma abordagem usada para determinar se um doente pode responder a terapêuticas específicas, já aprovadas ou em ensaios clínicos, com um único teste.

Ferramentas de apoio
O OncoDEEP kit incorpora as soluções de enriquecimento e preparação de bibliotecas da Twist Bioscience, organização especializada no estudo de ADN através da utilização da NGS localizada em São Francisco (EUA). Uma aliança que tem servido para melhorar a exaustividade dos estudos realizados e que ajuda os laboratórios a ampliar as suas capacidades bioinformáticas de forma simples, podendo realizar a sequenciação de grandes painéis, obter a caracterização molecular de um tumor e analisar dados brutos.

Acesso também a amplos controlos de qualidade usando o MERCURY, a ferramenta de software alojada na nuvem da OncoDNA que garante a segurança dos dados gravados. O diferencial é a base de dados patenteada da OncoDNA, localizada na plataforma online OncoKDM, da qual é possível extrair relatórios de interpretação clínica específicos para cada doente. Esta base de dados conta com cerca de 4,5 milhões de variantes genéticas, 1.150 medicamentos contra o cancro e dados de 7.000 ensaios clínicos em oncologia.

“Acreditamos que esta versão descentralizada do OncoDEEP será uma proposta atraente para muitos centros hospitalares, pois permitirá que os especialistas tomem decisões entre um conjunto mais amplo de opções de tratamento para os seus doentes, economizando tempo e custos de externalização”, afirma Adriana Terrádez.