A Ordem dos Nutricionistas (ON) realizou um questionário para melhor compreender o nível de satisfação com os serviços prestados, no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade (ISO9001:2015).
Esta informação, segundo especificado no relatório ‘Avaliação da satisfação dos serviços prestados pela Ordem dos Nutricionistas’, é fundamental para a melhoria contínua dos serviços prestados.
O questionário foi enviado para 5351 membros, tendo sido obtidas 1059 respostas (19,8%). Foram registadas 465 respostas completas, das quais 74,2% corresponderam a membros efetivos e 25,8% a membros estagiários.
Quem contacta a ON e por que razão o faz
- 548 participantes (55,5%) indicaram ter utilizado os serviços da Ordem no último ano. Destes 408 (74,5%), indicaram ter utilizado os serviços uma a três vezes.
- 69,7% dos inquiridos referiu que o meio preferencial para contacto com os serviços da ON é o email e 27,3% o telefone.
- De 465 respondentes, 27,7% apresentou como motivo de contacto inscrição/estágio e 21,6% quotizações.
O desempenho da ON
- A classificação média da disponibilidade da ON na resolução dos assuntos (dos seus membros) é de 3,5, tendo diminuído 0,1 face a 2023.
- Entre 2023 e 2024, a média da classificação da celeridade de resposta por parte da Ordem diminuiu ligeiramente de 3,5 para 3,4.
- A classificação média da clareza nas respostas é de 3,6, registando-se uma diminuição de 3,7 para 3,6 entre 2023 e este ano.
- No que toca à adequação das respostas que foram disponibilizadas pela ON, a média de satisfação diminuiu ligeiramente de 3,7 para 3,6.
- A classificação média da avaliação global das respostas dadas pela Ordem é de 3,6, igual à registada em2023.
- A avaliação média da organização e clareza da informação disponibilizada no site da ON é de 3,5, verificando-se que 43,4% dos membros respondentes indicaram estar satisfeitos.
- A avaliação média do desempenho dos serviços prestados pela Ordem dos Nutricionistas é de 3,4, tendo aumentado face a 2023 (3,3).