ON questiona primeiro-ministro sobre nutricionistas no ensino superior 493

A Ordem dos Nutricionistas (ON) anunciou esta terça-feira ter enviado um pedido de esclarecimento ao primeiro-ministro relativamente ao potencial aumento do número de nutricionistas nas instituições de ensino superior.

Nas suas redes sociais, a ON informa ter dirigido ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, “um pedido de esclarecimento” acerca da resolução da Assembleia da República “que recomenda o reforço da ação social escolar e o combate ao abandono no Ensino Superior, e que inclui a contratação de nutricionistas”.

A Associação Pública Profissional refere-se à resolução n.º 26/2025, noticiada pela VIVER SAUDÁVEL a 13 de fevereiro, que recomenda que Governo a contratação de “nutricionistas para as instituições de ensino superior, garantindo consultas de nutrição acessíveis a todos os estudantes que frequentem este ensino”.

“Reconhecendo o papel fundamental do nutricionista, que vai além da intervenção clínica e contribui, de forma significativa, na promoção da saúde e da literacia alimentar, a Ordem quis manifestar a sua total disponibilidade para colaborar na elaboração de uma proposta que viabilize a integração destes profissionais, em resposta às necessidades sentidas e já identificadas”, refere ainda a ON nas redes sociais.

A aposta na Nutrição é uma das nove medidas elencadas pelos parlamentares nesta resolução. Pede-se também “o reforço de bolsas de estudo e complementos até 100 mil bolseiros, aumentando o valor da bolsa de referência”, o reforço gradual do Fundo de Ação Social e um alargar do “complemento de deslocação a todos os alunos deslocados bolseiros, revendo o modelo do complemento de deslocação (40 €/mês), para majorar o valor do apoio consoante a distância entre a residência e o local de frequência de ciclo de estudos”, entre outras.

Recorde-se que o cheque-nutricionista, anunciado em 2024, está acessível para todos os estudantes de ensino superior, em todos os ciclos de estudo. Trata-se de uma consulta de avaliação inicial, a que acrescem até mais cinco sessões.