ON: «O ato de nos alimentarmos com saúde tem de ser visto de uma forma transversal» 888


27 de julho de 2018

Um dia depois da publicação em Diário da República da resolução que indica a criação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSANP), a bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON) aplaude a medida e reforça a necessidade de a alimentação «ser consagrada em todas as políticas públicas».

De acordo com Alexandra Bento, o grande objetivo deste Conselho, proposto pela ON ao Ministério da Saúde no documento para a Sustentabilidade do SNS, é «assegurar o direito de todos os cidadãos a uma alimentação adequada», através da elaboração da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Em entrevista à VIVER SAUDÁVEL, a bastonária dos nutricionistas explicou que a alimentação deve ser encarada como algo «transversal» e daí a necessidade de se ter criado um organismo composto por representantes de várias áreas governativas – Saúde, Agricultura, Finanças, Administração Interna, Economia, Ambiente, entre outras.

Também a ON terá assento no CONSANP, contribuindo ativamente para o desenho da Estratégia de Segurança Alimentar e para a monitorização da mesma.