ON com “total disponibilidade” para contribuir para alimentação saudável em berçários e creches 298

A Ordem dos Nutricionistas (ON) demonstrou esta terça-feira a sua “total disponibilidade” para colaborar com o Governo em prol de uma alimentação saudável em berçários e creches.

No seu site, a Associação Pública Profissional “saúda esta resolução” da Assembleia da República (AR) e “reconhece a importância do trabalho dos nutricionistas para garantir que, desde os primeiros anos de vida, as crianças tenham acesso a uma alimentação saudável e sustentável nestes contextos“.

Na mesma publicação, a Ordem reafirma ainda “a sua total disponibilidade para colaborar com o Governo na implementação destas medidas, para a construção de uma sociedade mais saudável”.

Supervisão do nutricionista 

A resolução n.º 92/2025, aprovada a 24 de março, recomenda que o Executivo de Luís Montenegro “estabeleça um regime jurídico específico para a alimentação nas creches e creches familiares, integradas no sistema de cooperação, nas amas do Instituto da Segurança Social, e nas creches licenciadas da rede privada e social, garantindo padrões nutricionais adequados“.

O documento determina ainda “a obrigatoriedade de todas as ementas, incluindo refeições e lanches, serem elaboradas sob a supervisão de um nutricionista, assegurando uma alimentação equilibrada e adaptada às necessidades das crianças, promovendo a eliminação de produtos com açúcar e sal adicionados, bem como alimentos ultraprocessados e com elevados níveis de aditivos artificiais”.