ON: «Apesar da insuficiência de nutricionistas estes não perdem o seu brio profissional» 777


28 de maio de 2018

No rescaldo da segunda ronda do “Ciclo de Visitas da Bastonária da Ordem dos Nutricionistas” na zona norte do país, Alexandra Bento realçou em entrevista à Viver Saudável que os nutricionistas continuam a adotar uma «excelente prática profissional», apesar da insuficiência do número de profissionais.

Alexandra Bento lembrou que faltam nutricionistas nos hospitais, unidades de saúde primária, mas também nas escolas.

«As escolas públicas não têm nutricionistas. Os nutricionistas que possam ir às escolas são dos centros de saúde de proximidade ou são das autarquias», explicou.

Com o intuito de alertar para a importância da criação da figura do nutricionista escolar, a ON implementou um projeto-piloto de intervenção alimentar na Escola EB 2,3 de Amarante.

“Ver para querer” é o nome da iniciativa instituída há um ano e que já permitiu
«a melhoria dos conhecimentos e das atitudes das crianças na altura de se deslocarem ao bar e ao refeitório», disse a bastonária.

Iniciado em abril, o “Ciclo de Visitas da Bastonária da Ordem dos Nutricionistas” vai decorrer até ao próximo mês de novembro, contará com a visita a mais de 40 instituições de norte a sul do país, incluindo ilhas, e pretende fazer um levantamento da realidade profissional dos nutricionistas, conhecendo, de forma aprofundada, o contexto real de trabalho destes profissionais.