A Ordem dos Nutricionistas (ON), anunciou, no seu portal, que cerca de 400 nutricionistas candidataram-se às 9 vagas abertas pela Direção Geral de Estabelecimentos Escolares.
“Foram recebidas cerca de 400 candidaturas que o júri está neste momento a analisar, seguindo-se as tramitações normais em procedimentos concursais da Administração Pública para contratações por tempo indeterminado”, indica a ON, citando informação dada pelo Ministério da Educação, ao JN.
De acordo com a ON, “há 44 candidatos para cada vaga que foi aberta”, o que significa que “o número de candidatos é mais de 44 vezes superior ao de lugares disponíveis”.
O concurso foi lançado a 21 de janeiro e os lugares foram distribuídos regionalmente consoante o número de alunos: três vagas na região de Lisboa e Vale do Tejo, duas no Norte e duas no Centro e uma vaga no Algarve e outra no Alentejo.
Atualmente há dois nutricionistas afetos ao Ministério da Educação (um na direção geral de estabelecimentos escolares outro na direção geral de Educação).
Este recrutamento para apoiar os agrupamentos escolares estava previsto no Orçamento do Estado para 2020, com a lei a prever a vinculação de 15 profissionais.
“Prefiro ver o copo meio cheio e a vitória pela abertura do concurso”, indicou a bastonária da ON, Alexandra Bento, frisando que “tem sido um caminho demasiado longo”.