ON: «A ideia é tornar os Açores num modelo de excelência em alimentação escolar» 966


09 de julho de 2018

Em entrevista à VIVER SAUDÁVEL, a bastonária Alexandra Bento, explicou que durante a visita aos Açores a Ordem dos Nutricionistas propôs «a criação da figura do nutricionista escolar, alocando às escolas 40 nutricionistas», com o intuito de «melhorar o excesso de peso, a obesidade, os hábitos alimentares e de aumentar a literacia nutricional das crianças».

«Entendi que era esta a proposta que tinha de levar ao presidente do governo regional», acrescentando que «a escola é o local para promover a saúde presente e futura das crianças».

Alexandra Bento recordou que os indicadores nos Açores «melhoraram muito» devido à medida política tomada em 2009: a presença de um nutricionista em todos os centros de saúde. Entre 2008 e 2016, a obesidade infantil diminuiu 15,6 pontos percentuais, sendo o objetivo continuar a diminuir.

Entre abril e novembro de 2018, a bastonária da Ordem dos Nutricionistas vai visitar vários serviços que integram nutricionistas, um pouco por todo o país, no âmbito de uma nova iniciativa “Ciclo de Visitas da Bastonária”.