OMS publica guideline sobre ingestão de hidrato de carbono para adultos e crianças 2217

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou recentemente uma nova guideline sobre a ingestão de hidrato de carbono para adultos e crianças, com um conjunto de recomendações científicas atualizadas.

Com foco na “qualidade” dos carboidratos, esta guideline apresenta diretrizes que pretendem reduzir o risco de doenças não transmissíveis na dieta em adultos e crianças. “A qualidade dos carboidratos na dieta pode afetar amplamente a saúde”, explica a OMS na overview do documento, ao lembrar que esta qualidade está relacionada com a “proporção de açúcares, a rapidez com que os polissacarídeos são metabolizados e a qualidade da fibra”.

Trata-se de uma guideline destinada a um público “envolvido no desenvolvimento, desenho e implementação de políticas e programas de nutrição e saúde pública”. Inclui recomendações sobre fontes alimentares preferíveis de carboidratos e níveis recomendados de ingestão de frutas e vegetais e fibras alimentares, “que podem ser usadas por decisores políticos e gestores de programas para abordar vários aspetos da ingestão de carboidratos nas suas populações por meio de uma série de políticas, ações e intervenções na saúde pública”.

As orientações substituem as guidelines anteriores, como o estudo de 1989 “Study Group on Diet, Nutrition and the Prevention of Chronic Diseases” e a consulta conjunta de especialialistas da OMS e da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) “Diet, Nutrition and the Prevention of Chronic Diseases”.