OMS: Mais de 40% dos portugueses com níveis insuficientes de atividade física 901

 

 

06 de setembro de 2018

Cerca de 40% dos portugueses praticam atividade física considerada insuficiente, segundo um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), que será publicado na revista científica “The Lancet”. A percentagem é ainda mais elevada nas mulheres, com 48,5%, enquanto nos homens atinge 37,5%.

Mais de um quarto da população mundial têm níveis insuficientes de prática de atividade física, uma estimativa de 1,4 mil milhões de pessoas, que têm maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, demências e alguns tipo de cancro, segundo alerta da OMS.

Na lista dos países com maior taxa de insuficiência de atividade física, a que a agência “Lusa” teve acesso, consta o Kuwait, Arábia Saúdita e o Iraque, com mais de 50 % dos adultos com pouca atividade física.

Portugal não surge bem posicionado a nível europeu, exibindo piores resultados que Itália, Grécia, Polónia, Áustria e Alemanha. Já França, Holanda ou Suécia não atingem sequer os 30% de atividade física insuficiente.

Este relatório baseou-se em níveis de atividade física reportados pelas próprias pessoas, num inquérito realizado a adultos em 168 países, englobando 1,9 milhões de participantes, no período 2001 – 2016.