Obsessão por alimentação saudável pode originar transtorno alimentar 577

08 de Janeiro de 2016

A adoção de uma alimentação saudável traz, como amplamente se conhece, inúmeros benefícios, no entanto, quando seguida de uma forma extremada e obsessiva, pode ter consequências negativas e transformar-se num transtorno alimentar, alerta, num comunicado enviado às redações, Ana Rita Lopes, coordenadora da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.

«A obsessão com a prática de uma alimentação saudável é considerada um transtorno alimentar, ao qual se dá o nome de ortorexia nervosa. O termo deriva da palavra grega “orthos”, que significa correto e da palavra “orexia”, que significa apetite», explica a especialista, acrescentando que a ortorexia é também caracterizada por uma rejeição rígida de alimentos julgados não saudáveis.

Para a nutricionista clínica, o problema começa quando a pessoa: «não se permite ingerir um alimento julgado “menos saudável” ou sente tristeza por ingerir esse alimento, fica ansiosa por não poder cumprir as refeições planeadas, só realiza refeições em casa, contabiliza todas as calorias e nutrientes ingeridos, analisa ao pormenor todos os rótulos e isola-se para poder consumir apenas os alimentos saudáveis».