Obesidade fortemente associada a risco de 11 tipos de cancro 611


13 de março de 2017

A obesidade aumenta o risco de desenvolvimento de 11 cancros, esta é a conclusão de um estudo do Imperial College, publicado na revista “Bristish Medical Journal”.

Há muito que se associa a obesidade a vários problemas de saúde, inclusivamente cancros. Mas esta investigação, que se apresenta como uma revisão de 204 estudos publicados nos últimos anos, vem mostrar uma associação «forte e evidente» entre o excesso de peso e o risco de cancros no cólon, reto, endométrio, mama, ovário, rim, pâncreas, estômago, via biliar, e certos cancros do esófago e da medula óssea.

Em alguns casos a influência do aumento de peso é bastante clara. A investigação mostra, por exemplo, que o aumento da incidência de cancro do cólon no homem é de 9%, por cada aumento de cinco quilos, e de 11% do cancro da mama na mulher, por cada aumento de cinco quilos.

«A relação destes 11 tumores com a obesidade é significativa e é mais um motivo para insistirmos na necessidade de estilos de vida saudáveis, nomeadamente alimentares e a prática de exercício físico», disse, numa entrevista ao jornal “Público”, Nuno Miranda, coordenador do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas da DGS.