O que fazer às sobras do Natal? 155

O planeamento antecipado das refeições natalícias consoante o número de pessoas é um cuidado essencial para evitar sobras e desperdício alimentar. Ainda assim, as sobras de Natal parecem ser inevitáveis.

As nutricionistas Lillian Barros e Maria Gama, entrevistadas na edição de novembro-dezembro da revista VIVER SAUDÁVEL, dão algumas ideias de como se pode reaproveitar os alimentos e preparar saborosas refeições:

  • Partilhar com os convidados, distribuindo as sobras alimentares pelos familiares e amigos que se juntaram para a celebração ou oferecer a quem possa precisar, evitando o desperdício.
  • Guardá-las no frigorífico, no congelador ou na despensa. Deve-se conservar as sobras em recipientes apropriados, dividindo-as em porções pequenas para ser mais fácil reutilizar.
  • Reaproveitar esses alimentos para criar novas e saborosas refeições. Por exemplo, o bacalhau pode ser usado para fazer a típica roupa-velha, pataniscas ou pastéis de bacalhau. As carnes podem ser usadas em recheios para quiches, tortilhas ou para preparar croquetes no forno. O pão pode ser aproveitado para torradas e ser o pequeno-almoço ou lanche dos dias seguintes, enquanto a fruta e a sua casca pode ser usada para se fazer panquecas, um bolo na caneca ou até batidos.

Entre o Natal e a passagem de ano, decorre apenas uma semana, mas não se deve prolongar os excessos alimentares até ao Ano Novo. No dia 26 de dezembro devemos retomar ou reforçar a prática de exercício físico e voltar à rotina alimentar, abrindo uma exceção no último dia do ano.

Nesse período, é essencial «beber bastante água e deixar as bebidas alcoólicas de parte, começar sempre as refeições com um prato de sopa, “exagerar” nas verduras e legumes e deixar as sobremesas e doces de lado», indica Maria Gama. Em suma, o equilíbrio é a chave para vivermos as festas em pleno sem abdicar de todos os prazeres.

“Natal mais saudável e equilibrado” é um dos artigos especiais da edição de novembro-dezembro da VIVER SAUDÁVEL. Saiba como fazer escolhas inteligentes e planear as ceias de Natal e Ano Novo na sua revista profissional.