O futuro da Nutrição andou por Sintra. E tem coisas para dizer (e perguntar) 271

A sempre mexida, mas elegante e pitoresca vila de Sintra foi a casa do futuro da Nutrição nos dias 6, 7 e 8 de setembro, ao receber a terceira edição do Encontro Nacional de Estudantes de Nutrição (ENEN), organizado pela Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN). A receita vem do ano passado, quando os discentes visitaram a Lourinhã, no regresso do evento após anos de pausa.

A VIVER SAUDÁVEL marcou presença no evento durante o dia 8 de setembro, marcado pelo debate sobre o acesso à profissão. Foi na Casa da Juventude, na localidade da Tapada das Mercês, ainda bem no coração do concelho sintrense, que o dia arrancou com três workshops, com os temas a cobrirem um vasto leque de interesses: mindful eating, literacia financeira e dança.

“Melhor serviço” chega?

Seguiu-se o debate sobre o acesso à profissão, num modelo muito simples: a presidente da ANEN, Maria Velosa, moderou, mas também apresentou as posições da associação, a dar palavra aos estudantes na plateia. De recordar que, perante a problemática dos estágios de acesso à Ordem dos Nutricionistas e o período formativo que poderá dar o mesmo direito, a ANEN escreveu a moção ‘Estágio de Acesso à Profissão: Uma barreira à Juventude’. Mas muito tem a ver com a conjetura, com Maria Velosa a dizer ainda durante o debate, e perante as opiniões dos estudantes, que “num mundo ideal, todos concordaríamos que o estágio é uma vantagem”.

Houve ainda quem recordasse que o estágio foi “a certa altura fundamental, numa época em que se estava a firmar a profissão”, ou quem revelasse sem medo as suas dúvidas: “O problema não é pedirem para o estágio ser remunerado, acho muito bem que assim seja por lei. A questão é as entidades não quererem pagar e, portanto, perante estas mudanças todas, o período de formação não me parece viável, nem justo”.

“Não sei se as empresas têm falta de capacidade para pagar ou se é a perceção que têm do nosso valor que não chega a esse patamar. E como é que fazemos com que a profissão seja mais valorizada? Se todos entregarmos melhor serviço, isso não há dúvida, com ou sem estágio”, referiu um outro jovem.

“O futuro da Nutrição andou por Sintra. E tem coisas para dizer (e perguntar)” é uma das reportagens da última edição da revista VIVER SAUDÁVEL, afeta aos meses de novembro e dezembro, já disponível. Leia a cobertura completa do evento promovido pela ANEN na sua revista profissional.