Empreendedorismo e os aspetos fundamentais para o sucesso de novas ideias foram os temas abordados por Alexandre Santos, da Snood, numa mesa redonda moderada por Duarte Torres, da FCNAUP, no início deste segundo dia do CNA 2019.
A intervenção começa com a ideia de que uma empresa deve existir para criar valor e cada empreendedor deve medir, à priori, qual a relação custo-valor para a ideia que tem, criando assim o seu plano de negócios.
Como fator determinante de sucesso numa star-up é mencionada a equipa. Deve investir-se nas pessoas que vão executar o projeto, é fundamental que estes sejam capazes de criar o referido valor. O orador destaca o facto de, em Portugal, haver dificuldade de partilha de conhecimento entre os profissionais.
Como aspeto fundamental também, Alexandre Santos avança que o produto e a experiência que a empresa tem para oferecer deve fazer um “fit” com o mercado, já que «não são vocês que decidem o que o mercado quer, é o mercado que decide».
Para o orador, que encoraja o auditório a materializar as suas ideias, o plano de negócio deve atender aos recursos físicos necessários para os objetivos. Como maior desafio dos empreendedores aponta a necessidade de encontrar soluções para aumentar o retorno e diminuir o risco. Por isso, «ter a capacidade de adaptação» é dada como característica-chave para um empreendedor.