Palestras, tertúlias e congressos: Qual a sua importância na formação? 954

Para além da aprendizagem adquirida no ensino superior, seja através uma licenciatura, mestrado ou pós-graduação, existe também a possibilidade de participar em congressos, tertúlias e palestras.

A grande relevância deste tipo de encontros prende-se com o facto de atualizar os estudantes na área da Nutrição sobre questões que muitas vezes não são abordadas na esfera académica e que merecem especial atenção. Esta Ciência está em constante evolução, logo existe a necessidade de estimular o desenvolvimento de um conjunto de atitudes e capacidades, sendo que os estudantes devem desenvolver um espírito-crítico e ter destreza para analisar diversos conteúdos nesta área do conhecimento.

Os congressos são também uma ferramenta essencial para os estudantes pois permitem a vanguarda para um conhecimento atualizado e credível, que suscita e promove posterior curiosidade e pesquisa sobre os conteúdos exibidos.

Num mundo a evoluir tão rapidamente é necessário que os alunos investiguem, questionem e construam os seus conhecimentos, pois a sala de aula é apenas um ponto de partida para o futuro, e é necessário que ganhem autonomia ao longo da aprendizagem, assim como a capacidade de resposta a situações novas que irão surgir.

Através da sua participação ativa é possível ter acesso à evidência científica que existe sobre diversos assuntos como, por exemplo, os temas que estão na ordem do dia, mas cuja informação divulgada pelo público em geral não é a mais correta, ou ainda áreas que não são muito abordadas ao longo do percurso académico.

Assim, os congressos são uma forma de exibir a Ciência, que permitem uma maior proximidade com o que está a ser apresentado, expondo a informação científica de uma forma mais apelativa, o que a nosso ver acaba por facilitar a sua compreensão e captar mais a atenção dos estudantes.

Por fim, e não menos importante, os congressos e palestras permitem aos estudantes estabelecer vínculos, descobrir áreas de interesse, começar parcerias futuras e são fontes de instrumentos essenciais para se ser bem-sucedido na vida profissional.

Clara Dias, Raquel Freitas e Teresa Machado,
Direção ANEN