Barreiras na informação 1510

Enquanto estudantes e futuros profissionais na área da saúde, é importante mantermo-nos informados dada a constante mudança no rumo da investigação. Mudança esta, que ocorre especialmente na área da nutrição, onde com alguma frequência nos deparamos com informação contraditória.

A cada dia que passa, surgem novas descobertas fruto de uma investigação progressiva e sistemática. Não podemos ignorar os progressos da ciência, nem limitar o conhecimento apenas ao adquirido na esfera académica.

Para dar resposta a esta necessidade, existem várias ferramentas, a nível nacional e internacional, que nos permitem ter acesso a estas publicações de uma forma facilitada, credível e orientada. Tendo em conta este pressuposto, a nível nacional temos como exemplo a Ata Portuguesa de Nutrição, propriedade da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), e no contexto internacional, podemos destacar o Journal of American Dietetic Association.

Contudo, existe o problema de nem sempre os estudantes saberem tirar partido destas plataformas, talvez por falta de informação em relação a estas, ou porque no meio de tantas outras fontes de informação, a seleção por parte dos estudantes poderá não ser a mais adequada.

Em suma achamos pertinente advertir o público académico para a importância da seleção e investimento em informação que está disponibilizada nas plataformas supra-citadas.

Rita Inácio e Humberto Fernandes,

Direção da ANEN