As preocupações que os estudantes possuem nos momentos finais da licenciatura são enormes, seja por um futuro incerto da profissão, ou pela escolha da área para exercer a mesma. Ao longo da licenciatura, existem unidades curriculares de diversas áreas da nutrição, como por exemplo clínica, restauração, comunitária e indústria, possibilitando-nos uma diversa gama de escolhas dependendo das capacidades e habilidades que adquirimos ao longo do nosso percurso académico. No início do quarto ano as inquietações sobre o nosso possível futuro, neste caso o estágio curricular, começam a surgir. Qual das áreas escolher? Qual a área que se encaixa no nosso perfil? Surgem perguntas para definirmos o melhor para o nosso futuro. Na escolha do estágio curricular deve considerar-se qual a área que nos despertou maior interesse e sobre qual a desejaríamos adquirir mais aprendizagem ao longo dos meses finais. É essencial ter presente que apesar da nossa escolha, este momento será de autoconhecimento, aprendizagem e avaliação e tem como base o enriquecimento quer a nível profissional quer a nível pessoal. Este estágio não irá ditar o nosso futuro, é apenas mais uma etapa que temos de ultrapassar na reta final do nosso percurso académico. Poderá ter sido a escolha acertada, poderá ter sido só uma passagem que não foi a mais adequada, contudo contribuirá para enriquecer a nossa vida profissional. O estágio acima de tudo deve fornecer ferramentas para a procura que se impõe após o término da licenciatura. Deve essencialmente ser uma experiência com abertura para errar e apreender. Raquel Freitas e Filipa Almeida, |