Nutricionistas vão poder votar nos Prémios VS 2025 483

À quinta edição, e no ano em que a VIVER SAUDÁVEL celebra uma década, a gala que distingue a Nutrição traz grandes novidades. Além da criação de duas novas categorias para “Produto do Ano”, pela primeira vez, os Nutricionistas terão a responsabilidade de voto na escolha dos vencedores dos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025.

Cinco edições, sete categorias e duas entradas. Os Prémios VS 2025 vão dar aos nutricionistas a possibilidade de escolher os produtos que se destacaram ao longo de 2024 e de assumirem, perante a Indústria Agroalimentar, o seu papel de relevo e influência enquanto protagonistas nas escolhas alimentares dos portugueses.

No Salão Preto e Prata do Casino Estoril, a 27 de novembro, serão anunciados dois produtos que se destacaram em 2024 no mercado nacional. O “Produto do Ano – Inovação” pretende distinguir um novo produto alimentar com uma formulação que seja significativamente diferente daquilo que existe no mercado.

Até 31 de junho, serão enviadas as candidaturas, posteriormente avaliadas por um painel de jurados incumbido de selecionar os finalistas perante um conjunto de cinco critérios de avaliação: data de lançamento do produto; originalidade e inovação; sustentabilidade económica, social e ambiental; comunicação e packaging; e evidência da participação de nutricionistas no processo. Escolhidos os três produtos que melhor cumprem os requisitos, os nutricionistas serão chamados a votar no seu favorito, por via eletrónica.

No que ao “Produto do Ano – Evolução” diz respeito, o foco está no aperfeiçoamento nutricional de géneros alimentícios já existentes no mercado, que tenham sofrido uma reformulação e cujas novas propriedades tragam um benefício nutricional para o consumidor. Assim, o produto deve refletir uma mudança nas alegações nutricionais no sentido de trazer mais saúde. No dossier submetido a avaliação, os critérios são os mesmos e, escolhidos os finalistas, segue-se a votação.

É ainda de realçar que ambas as categorias não premeiam suplementos alimentares.

Projetos valorizados

A Nutrição como meio de promoção da saúde na comunidade continua a ser amplamente valorizada com as quatro categorias de “Projeto do Ano”. Neste caso, o objetivo passa por premiar projetos implementados por nutricionistas, mesmo que no âmbito de equipas multidisciplinares e que, inequivocamente, promovam e afirmem o seu papel e a relevância da Nutrição.

A escolha dos finalistas é da responsabilidade de um júri que também decide o vencedor nas categorias de “Projeto do Ano – Nutrição Clínica”, “Projeto do Ano – Nutrição Comunitária e Saúde Pública”, “Projeto do Ano – Alimentação Coletiva e Restauração” e “Projeto do Ano – Investigação”. Caberá aos especialistas apreciar a originalidade e inovação; a relevância e fundamentação; a efetividade do projeto e o seu impacto na população alvo; a replicabilidade e transferibilidade; e a sustentabilidade.

Nutricionista do Ano 

Finalmente, a grande surpresa da noite permanece reservada para o anúncio da personalidade que levar para casa o prémio de “Nutricionista do Ano”, que destaca um nutricionista, em atividade, que se tenha evidenciado e contribuído de forma decisiva para a dignificação e reconhecimento da profissão de Nutricionista e da Nutrição em Portugal. O premiado tem, necessariamente, de estar inscrito na Ordem dos Nutricionistas e será escolhido diretamente pela redação da revista VIVER SAUDÁVEL.

Consulte o regulamento e candidate-se aqui. Aceda à página oficial dos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025 aqui

Os Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025 contam com o patrocínio da FRESENIUS KABI e com o apoio da FIPA, da ANEN, da APNEP e da APN. O portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews são os media partners deste evento.