Moayad Abushokhedim, investigador na área alimentar criou aquilo que pretende ser uma alternativa natural para o adoçante.
A ideia é usar maçãs e peras de terceira série (aquelas que não seriam vendidas em supermercados) juntamente com sobras, e extrair a frutose natural através de um processo de fermentação.
O resultado final é um adoçante sem calorias, sem produtos químicos, e sem as preocupações de outros substitutos do açúcar.
Pretende-se que este novo adoçante seja não só saudável para o nosso corpo, como também para o planeta.
Lembrar que os adoçantes artificiais são considerados um problema ambiental visto não serem absorvidos nem pelo nosso organismo, nem pelas estações de tratamento de águas residuais, o que significa que acabam em rios e oceanos, prejudicando potencialmente as plantas aquáticas e a vida animal.
Para além disso, o açúcar comum de cana também está a afetar o meio ambiente, exigindo o uso de grande quantidade de água, e causando erosão e poluição do solo.
Entretanto esta ideia já foi vendida a uma empresa holandesa, que juntamente com agricultores locais está a produzir este adoçante natural.