A Novo Nordisk e a UNICEF anunciaram uma parceria, que vai ter a duração de três anos, com o objetivo de ajudar a prevenir excesso de peso e obesidade infantil.
Com esse intuito, o Fundo das Nações Unidas para a Infância e a farmacêutica vão combinar “esforços para promover o conhecimento e a consciencialização sobre a prevenção do excesso de peso e da obesidade e abordar as suas causas”.
Isto porque o excesso de peso e a obesidade infantil representam sérias consequências para a saúde e consequências sociais e económicas a curto e longo prazo para os doentes, as suas famílias, a comunidade e os sistemas de saúde.
“O excesso de peso e a obesidade infantil podem causar problemas de saúde, estigmatização e até redução dos níveis de escolaridade. Com parceiros como a Novo Nordisk, queremos assegurar que a prevenção do excesso de peso e obesidade infantil passa a ser uma responsabilidade social mais ampla, envolvendo os governos, a sociedade civil, o setor privado, as comunidades e as famílias”, indicou Henrietta Fore, Diretora Executiva da UNICEF.
“Não há dúvida de que o excesso de peso e a obesidade infantil são um problema de saúde pública requer atenção imediata. O excesso de peso e a obesidade infantil são mais do que uma escolha individual, são um assunto que diz respeito a todos nós. Juntos com a UNICEF esperamos ajudar milhões de crianças a levar uma vida saudável e ao mesmo tempo aliviar o peso da obesidade na sociedade”, sublinhou Lars Fruergaard Jørgensen, o presidente e CEO da Novo Nordisk.
Segundo dados do relatório State of the World’s Children Report 2019 da UNICEF existem 40 milhões de crianças com menos de cinco anos que têm excesso de peso, e o número de crianças entre os 5 e os 19 anos com excesso de peso quase duplicou nos últimos 15 anos.
Esta parceria vai ter um foco inicial na América Latina e nas Caraíbas, com foco especifico no México e na Colômbia.