
A Direção-Geral da Saúde (DGS) editou em fevereiro um novo guia que procura dar orientações para uma oferta alimentar saudável em coffee breaks e para a prática de atividade física em eventos e reuniões de trabalho.
O documento “Orientações para a oferta alimentar e prática de atividade física em eventos sociais e reuniões de trabalho” é da autoria do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (Diana Lopes, Inês Castela, Joana Carriço, Marta Figueira, Inês Figueira, Maria João Gregório) e do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (Marlene Nunes Silva, Cristina Godinho, Romeu Mendes, Bruno Rosa, Ana Sério).
“Os eventos são muitas vezes acompanhados por coffee breaks que promovem uma oferta quase exclusiva de alimentos não saudáveis, bem como por um elevado tempo de comportamento sedentário”, refere o PNPAS. Para fazer face a este cenário, este guia “pretende alertar para a importância de promover uma alimentação saudável nestes contextos e de criar oportunidades de ativação física e interrupção de tempo sedentário”.
Em concordância, o documento apresenta “um conjunto de estratégias a serem consideradas na organização ou contratualização de serviços de alimentação para eventos e reuniões, contribuindo para que a oferta alimentar seja mais saudável sem descurar o seu sabor”.
Este guia “pode ser assim um documento de apoio à contratualização de serviços de catering, podendo ser enviado previamente para as empresas de catering para orientar a elaboração de propostas de coffee breaks saudáveis”, explica ainda o PNPAS, ao avançar que o guia apresenta estratégias que incentivam a ativação física.
Aceda ao “Orientações para a oferta alimentar e prática de atividade física em eventos sociais e reuniões de trabalho” aqui.