A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) está a liderar em Portugal um projeto europeu para identificar e combater a desinformação digital relacionada com nutrição e bem-estar, protegendo, sobretudo o público mais jovem, de práticas de marketing digital pouco éticas.
O projeto, denominado NutriwellB e financiado pelo programa Erasmus+, disponibiliza um curso online gratuito dirigido inicialmente a estudantes universitários e jovens entre os 18 e os 30 anos, com um foco particular no público feminino, que é frequentemente alvo de pressões sobre hábitos alimentares e bem-estar.
O curso, que decorre até 30 de novembro numa fase piloto, está estruturado em três módulos principais: “Pensamento digital crítico e verificação de factos”, “Saúde nutricional” e “Hábitos de bem-estar”. O objetivo “é dotar os participantes de competências para avaliar criticamente a informação que circula online, promovendo escolhas informadas e saudáveis”, lê-se em comunicado.
Para além da formação, o projeto NutriwellB “disponibiliza também um e-book gratuito com dicas práticas de fact-checking sobre nutrição e bem-estar, e uma série de vídeos explicativos no canal YouTube do projeto”.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Dublin apenas 2,1% das informações nutricionais no TikTok eram coerentes com as diretrizes alimentares e de saúde pública acordadas internacionalmente. Atualmente, e segundo o relatório Digital News Report Portugal 2024, mais de 70% dos portugueses estão preocupados em distinguir conteúdo verdadeiro e falso na Internet.
Após o dia 30 de novembro, o NutriwellB será aberto a toda a comunidade.
Todas as informações estão disponíveis no site do NutriwellB e as inscrições podem ser feitas aqui.