Nova app recomenda refeições consoante o estado de espírito dos utilizadores 686

29 de Novembro de 2016

Um grupo de cientistas da Universidade de Oxford criou uma app capaz de recomendar refeições consoante o estado de espírito dos utilizadores.

Através de uma fotografia do rosto, tirada pelo telefone, a aplicação deteta se a pessoa sente ira, medo, surpresa, alegria, tristeza ou desgosto. Após a identificação da emoção a app vai sugerir o melhor menu de comida para que o utilizador se sinta melhor.

Charles Pence, professor e cientista responsável pela app, considera que «há cada vez mais evidências relativas ao impacto que o humor tem no gosto e no cheiro — este pode amortecer ou animar os dois sentidos». Por isso é que quando alguém está a passar pelo final de um relacionamento, compensa com comidas pouco saudáveis — de acordo com Pence, isto acontece porque «a comida não sabe tão bem como sabia em alturas felizes», lê-se num artigo da “NiT”.

Ruth Tongue é nutricionista e concorda com a ideia do investigador. «O humor afeta a escolha dos alimentos que ingerimos, mas a comida que comemos pode ajudar-nos a sentirmo-nos mais felizes, relaxados, concentrados ou com mais energia».

A app começou a ser testada em meados de novembro e deverá ser lançada dentro de um ano.