Docentes da Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto dinamizaram a primeira edição do Curso de Alergia Alimentar na Restauração, Hotelaria e Turismo, exclusivamente dirigido a profissionais destes setores. Os formandos receberam formação certificada na área, que lhes permitirá contribuir, de forma pró-ativa, para a melhoria da segurança alimentar dos seus clientes que sofrem de alguma forma de alergias alimentares.
O conjunto de competências adquiridas pelos formandos passa pela identificação do conceito de alergia alimentar e dos diferentes alergénios; a instituição de procedimentos de segurança e boas práticas para a prevenção da contaminação cruzada e da exposição acidental na preparação das refeições; o reconhecimento das manifestações clínicas da alergia alimentar e dos procedimentos a adotar em situação de ingestão acidental e de emergência; e ainda o desenvolvimento de estratégias para uma comunicação e atendimento adequados aos clientes com este tipo de patologia.
Segundo Renata Barros, Professora Auxiliar da FCNAUP e Coordenadora do curso, «a alergia alimentar é atualmente um problema mundial de saúde pública, com grande impacto na qualidade de vida dos doentes. Apesar das disposições legais previstas, sabemos que os doentes com alergia alimentar têm ainda imensa dificuldade em fazer refeições fora de casa, quer pela dificuldade em obter escolhas alimentares devidamente informadas, quer pelo receio de uma exposição acidental com ocorrência de reações alérgicas graves ou potencialmente fatais, como a anafilaxia.” Assim, a docente destaca uma recente parceria com um espaço de restauração do Porto, o restaurante japonês IKEDA, no âmbito da qual toda a equipa do restaurante participou no supramencionado curso, com o objetivo de tornar aquela unidade numa “referência nacional como estabelecimento “Food Allergy-Friendly”.
«Esta maior consciencialização perante este fenómeno surgiu-nos no seguimento de uma crítica que registámos por parte de uma cliente que sofria de alergias alimentares e que nos alertou para um conjunto de cuidados e procedimentos que geralmente passam ao lado dos estabelecimentos de restauração», explica Tiago Branco, gerente do novo espaço portuense, citado numa nota enviada pelo próprio restaurante.