Não tomar o pequeno-almoço pode aumentar risco de AVC’s 779

18 de Janeiro de 2016

Tomar o pequeno-almoço diariamente pode ajudar a prevenir a ocorrência de AVC’s, particularmente os que são causados por hemorragias cerebrais, sugere um novo estudo.

Na investigação participaram 82.772 japoneses, com idades compreendidas entre os 45 e os 74 anos, sem um historial de doenças cardíacas ou de cancro. Aos indivíduos foi-lhes perguntado quais eram os seus hábitos alimentares ao pequeno-almoço, avançou o portal “WebMD”.

O estudo verificou que os participantes que nunca tomavam o pequeno-almoço tinham um risco mais elevado de ter uma doença cardíaca ou um AVC e um risco particularmente elevado de terem um AVC com hemorragia cerebral, comparando com os indivíduos que tomavam o pequeno-almoço todos os dias.

Um importante fator de risco para a ocorrência de hemorragia cerebral é a pressão arterial elevada – especialmente um aumento da pressão sanguínea no período da manhã. Os investigadores concluíram, a partir do estudo publicado na revista científica “Stroke”, que os participantes que tomavam o pequeno-almoço todos os dias eram menos propensos a ter pressão arterial elevada em comparação com aqueles que saltavam essa refeição.