Foi um grande semestre para os vinhos da Região Vitivinícola da Península de Setúbal. É que na primeira metade de 2022 as vendas em volume de litros e em valor mais do que triplicaram no setor da restauração, se tiver em conta o período homólogo.
Os números são indicados pela consultora Nielsen e citados pela Tecnoalimentar e para o crescimento destes há a destacar o contributo do turismo, com a sua retoma, bem como, na mesma linha, a mudança e remoção de algumas medidas para combater a pandemia de covid-19. Assim, os restaurantes voltaram a receber mais pessoas.
Foram vendidos mais de um milhão de litros na restauração (cerca de 1,04), um aumento de mais de 200% relativamente ao primeiro semestre de 2021 (aproximadamente 339 mil litros.
Já em valor em euros, neste canal de vendas o aumento que se registou foi superior a 234% (cerca de 3,2 milhões em 2021 “contra” aproximadamente 10,6 milhões este ano).
“Consolidámos o trajeto dos vinhos da nossa região durante a pandemia, nomeadamente no setor da distribuição. As pessoas que consumiram vinhos da Península de Setúbal em casa, com o levantamento das restrições anticovid e consequente reabertura dos restaurantes, passaram a selecioná-los e a dar-lhes primazia nos convívios e refeições fora de casa. Além disso, a retoma do setor do turismo também contribuiu muito para este aumento em volume de litros e valor, na restauração”, refere Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, segundo a mesma fonte.