
A Câmara Municipal de Leiria abriu recentemente um procedimento concursal com vista a ocupar um posto de trabalho na área da Nutrição.
O Aviso n.º 10606/2025/2, publicado esta terça-feira em Diário da República, torna pública a abertura de alguns procedimentos concursais, em particular o recrutamento de um trabalhador para a área da Nutrição. A função “abrange a área do concelho de Leiria, na dependência da Divisão de Programas Educativos”.
Aos candidatos, exige-se uma “licenciatura ou grau superior a esta na área da terapia e reabilitação, com programas cujo conteúdo principal incida sobre a formação na área das Ciências da Nutrição e Nutrição e Dietética, insuscetível de substituição por adequada formação ou experiência profissionais“. É ainda necessária a inscrição, como membro efetivo, na Ordem dos Nutricionistas.
Com responsabilidade e “autonomia técnica e/ou científica, ainda que com enquadramento superior qualificado”, o profissional escolhido deverá exercer “funções consultivas, de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica e/ou científica, que fundamentam e preparam a decisão”.
Vai ainda elaborar, “autonomamente, ou em grupo, pareceres e projetos, com diversos graus de complexidade, e executa outras atividades de apoio geral ou especializado nas áreas de atuação comuns, instrumentais, e operativas dos órgãos e serviços”. Representa ainda “o órgão ou serviço em assuntos da sua especialidade e toma opções de índole técnica, enquadradas por diretivas ou orientações superiores”.
No que às competências associadas ao posto de trabalho diz respeito, destaca-se a “orientação para o serviço público”, a colaboração, a mudança, a inovação e os resultados, bem como a análise critica e resolução de problemas, a organização e a inteligência emocional, entre outras.