Mitos e factos sobre a embalagem dos produtos e a sua circularidade 879

“O Poder da Embalagem: mitos e factos” é o título de mais uma sessão integrada no Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa. Um evento que terá como oradora Fátima Poças, docente e investigadora da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) e diretora do CINATE (Centro de Qualidade e Segurança Alimentar), da Universidade Católica Portuguesa, e que se realiza no dia 19 de novembro, pelas 11h00, na Biblioteca da Fundação de Serralves.

A embalagem contém, protege e conserva os produtos aumentando o seu tempo de prateleira e permite o seu consumo em condições de qualidade e segurança. No entanto, a embalagem também gera resíduos e o seu uso excessivo é um tema recorrente, sobretudo quando se refere às embalagens plásticas. Há assim necessidade de encontrar um equilíbrio entre os requisitos de proteção e a minimização da embalagem e o aumento da sua circularidade a partir de estratégias que passam pela seleção correta do material, uso de reciclados e estudos de otimização e de avaliação de impacte no ambiente.

“No Laboratório de Embalagem da Universidade Católica são desenvolvidos trabalhos nesta área que visam o desenvolvimento e otimização da embalagem, recorrendo a sistemas ativos, nanopartículas e biomateriais,” refere Fátima Poças, CINATE (Centro de Qualidade e Segurança Alimentar), da Universidade Católica Portuguesa, acrescentando “o laboratório tem também desenvolvido projetos em conjunto com algumas empresas, na área da reciclagem de materiais plásticos e no uso de materiais à base de celulose.” Nesta conversa serão abordados alguns exemplos de estudos realizados, como ponto de partida para discussão de alguns mitos e factos relacionados com a embalagem e a sua circularidade.

A sessão “O Poder da Embalagem: mitos e factos”, que integra o Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto, irá decorrer no próximo dia 19 de novembro, na Fundação de Serralves. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.