Mindfulness na Escola: Mente de Principiante leva oficinas a 1000 alunos de Vila Real 1074

A Mente de Principiante, associação com intervenção no desenvolvimento pessoal desde a infância, levou uma oficina de “Mindfulness na Escola” a cerca de 1000 alunos de Vila Real. “Do Respirar ao Ser” dá nome ao programa de mindfulness no âmbito do qual as oficinas foram dinamizadas em contexto escolar. A aposta do Município de Vila Real em programas inovadores tem como objetivo promover o desenvolvimento saudável, bem-estar e a saúde mental dos estudantes. Os alunos que vão realizar exames nacionais garantem que já vão praticar os ensinamentos adquiridos para reduzir o stress.

Inseridas num plano de reestruturação das atividades da Equipa Multidisciplinar Inovar para o Sucesso, as oficinas de Mindfulness “Do Respirar ao Ser”, da Associação Mente de Principiante, foram a escolha do Município do Vila Real para promover competências socioemocionais num universo de quase mil alunos de turmas do 9º, 11º e 12º anos de escolaridade, em três das quatro escolas do concelho.

Para o Município, o investimento no desenvolvimento saudável de jovens e crianças é uma aposta contínua, defendendo que a Escola deve continuar a procurar novas ferramentas e soluções para responder às incessantes exigências que se lhe afiguram, assegurando a inclusão e garantido que a Escola é de todos e para todos.

De acordo com Alexandre Favaios, vereador da Educação do Município de Vila Real: “Considerámos esta fase pós-pandémica, em que todos ansiamos por voltar ao «normal», a altura adequada para investir em programas e práticas inovadoras, capazes de prevenir problemas e promover competências socioemocionais, contribuindo, assim, para o desenvolvimento saudável, o bem-estar e a saúde mental das crianças e jovens, pois é no contexto escolar que devem estar presentes todas as condições inerentes à desejável equidade, traduzida de forma mais efetiva em práticas mais individualizadas, espaços, materiais e estruturas acessíveis e inclusivas, em dinâmicas de socialização e relacionamento interpessoal, como estas oficinas, enquanto fator preponderante para o crescimento integral e estruturante dos jovens, sendo gerador de motivação e realização dos discentes, agora e no futuro.”

Feedback positivo: alunos com exames nacionais vão praticar ensinamentos adquiridos para combater stress

Segundo destaca o responsável autárquico, “temos já um feedback dos participantes destas sessões – discentes e docentes do 9.º, 11.º e 12.º anos – e chegam-nos respostas de muita satisfação e de compromisso. Este público foi propositadamente selecionado, pois são os anos letivos que irão realizar exames nacionais, tendo a maioria assumido a promessa de utilizar as ferramentas adquiridas, nesta fase que é de mais stress., o que nos leva a acreditar que fomos capazes de «semear» instrumentos que lhes permitam relacionar a sua autoconsciência crescente com a aplicação prática de competências na vida diária, ligando a sua autoconsciência com a capacidade de apreciar diferentes perspetivas, recorrendo à sua compreensão empática para tentar colocar -se no lugar do outro ou, noutros casos, aprendendo quando devem respirar fundo antes de reagirem a situações difíceis, a outras pessoas ou a impulsos internos. Esperamos que a Escola seja uma comunidade educativa consciente – isto é, que passou de o modo fazer para o modo ser – A escola «É»”, sublinha Alexandre Favaios.

Andreia Espain, presidente da Associação Mente de Principiante, e responsável pela dinamização destas oficinas salienta: “Os programas de mindfulness em contexto escolar, como o “Do Respirar ao Ser” que a Mente de Principiante dinamiza, trazem, inequivocamente, valia aos estudantes que têm a oportunidade de adquirir novas competências e capacidades da maior utilidade no seu quotidiano pessoal e escolar e, futuramente, profissional. A iniciativa do Município de Vila Real, o acolhimento dos Agrupamentos de Escolas e o feedback de alunos e professores deixam-nos extremamente satisfeitos e com a certeza de que este tipo de iniciativas, em contextos educativos, assume um carácter diferenciador e enorme valor para os participantes. Continuaremos a propor atividades e programas inovadores como o programa de mindfulness “Do Respirar ao Ser” que, em conjunto com outros programas validados, faz parte do portfólio Mente de Principiante.”