Mexicano de 590 quilos é homem mais pesado do mundo 837

24 de Novembro de 2016

O mexicano Juan Pedro Franco tem 590 quilos, é o homem mais pesado do mundo e precisará de tratamento superior a um ano para atingir um peso ideal entre 80 e 90 quilos, revelou hoje o seu médico.

Franco pesa quase 600 quilos, o que segundo o seu médico, José Antonio Castañeda, é «bastante alarmante», dado que os seus cálculos iniciais rondavam os 500 quilos, adiantou à agência noticiosa “Efe”.

Juan Pedro Franco foi pesado hoje numa balança industrial e dentro de uma camioneta. Com o veículo foram registados 3.600 quilos, o que retirando os 3.010 quilos da viatura permitiu concluir o peso exato do doente.

«Este dado significa que Juan Pedro é o homem vivo mais obeso do mundo», referiu o médico.

Com 32 anos, Franco está há uma semana em Guadalajara, oeste do país, para onde foi transportado num camião preparado especialmente para esse transporte.

Em Guadalajara foi feita uma observação multidisciplinar e um tratamento de choque inicial para poder estabilizá-lo.

«Tenho estado a mentalizar-me para estar tranquilo e não tão nervoso. Tenho feito exercícios pulmonares e tomado os medicamentos», relatou o homem.

Castañeda, cirurgião bariatra com mais de 8.000 intervenções realizadas, relatou que esta semana foram feitos vários testes, um tratamento para o hipotiroidismo e outro para as suas doenças pulmonares.

Foi também feito um teste de glicose, que levou a alterar as doses de insulina, uma vez que padece de diabetes tipo II.

A partir de agora arranca um processo «longo e complexo» para fazer baixar o peso do paciente, que tem a vida em risco.

«Temos luz verde para iniciar o tratamento médico dietético para que perca pesa nos próximos três meses, entre 30 a 40 quilos», para depois se submeter a uma cirurgia gástrica, explicou o médico.