A Mercadona, alcançou um volume de vendas em Portugal de 415 milhões de euros em 2021, mais 123% do que em 2020, tendo terminado o ano com 29 superfícies, mais nove que no ano anterior.
A empresa alcançou em Portugal uma quota de mercado de 3% em 2021 e pagou 62 milhões de euros em impostos através da empresa Irmãdona Supermercados, terminando o ano com 2.500 trabalhadores e um investimento de 110 milhões de euros no país.
“A previsão para 2022 é abrir mais 10 lojas em Portugal, tendo em vista a continuidade do seu projeto de expansão no país”, indica a empresa, em comunicado divulgado.
Na Península Ibérica, a empresa apresentou lucros de 680 milhões de euros em 2021, uma redução de 6% em relação a 2020.
Segundo a nota divulgada, esta redução deve-se à decisão da empresa ter decidido “não repercutir nos seus clientes a subida de custos derivada dos aumentos de preços das matérias-primas na origem, dos transportes e dos preços industriais, que tiveram um impacto de 100 milhões de euros na sua margem operacional”.
A empresa sublinhou que as vendas a aumentarem para 27.819 milhões (+3,3%) dos quais 415 milhões nas suas 29 lojas em Portugal.
Durante 2021, a empresa investiu 1.200 milhões de euros, valor que somado ao investimento dos três exercícios anteriores ultrapassa os 5.000 milhões de euros e conclui que como resultado deste investimento, finalizou o ano com um total de 1.662 supermercados, 29 dos quais em Portugal, após ter inaugurado 79 novos supermercados, nove deles em Portugal, e fechado 58 lojas “que não se ajustavam ao seu modelo de loja mais eficiente e sustentável”.
A Mercadona prevê investir um total de 1.100 milhões de euros em 2022, entre outras coisas na abertura de 68 novos supermercados, 58 em Espanha e 10 em Portugal e criar mais de 1.000 postos de trabalho em Portugal e Espanha.