Médicos debatem a qualidade e o valor da cirurgia da coluna vertebral 555

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) vai realizar mais uma reunião no âmbito do seu Programa de Educação e Atualização em Patologia da Coluna, no próximo dia 1 de abril, pelas 09h30, no Áurea Fátima Hotel Congress & SPA, em Fátima. A iniciativa terá como tema principal a “Qualidade e Valor em Cirurgia da Coluna – Contributo para a discussão do Registo Nacional” e será coordenada por Vitor Castro.
“No dia 1 de abril teremos a oportunidade de prosseguir o debate da qualidade e avaliação dos resultados da Cirurgia de Coluna no nosso País, discutindo também as premissas necessárias à criação do Registo Nacional de Cirurgia da Coluna da SPPCV. Esta reunião, com intervenientes nacionais e internacionais, irá promover a partilha de conhecimentos em medicina baseada no valor e na melhoria da qualidade através da recolha sistemática de dados relativos aos resultados dos tratamentos que interessam especificamente aos doentes”, anuncia Bruno Santiago, Presidente da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral.
Dirigida a médicos, esta reunião irá permitir a troca de ideias e de conceitos científicos entre especialistas da área, abordando temas como a qualidade em cirurgia da coluna, a medição dos resultados em cirurgia da coluna, registos e a medicina baseada no valor e protocolos de recuperação otimizada após cirurgia. Por fim, será dado destaque à plataforma Spine Tango da Eurospine e como pode ser aplicada em registos nacionais e contribuir para a investigação clínica nesta área.
As doenças da coluna vertebral são a principal causa de anos vividos com incapacidade em todo o Mundo. A cirurgia é segura e habitualmente equacionada quando existem sintomas incapacitantes e persistentes ou quando ocorre um défice motor de um ou mais membros. É importante validar com um especialista em cirurgia da coluna se os sintomas se correlacionam com as patologias diagnosticadas e qual a probabilidade de conseguir aliviar os sintomas com o tratamento cirúrgico.
Para mais informações e inscrições, consultar: www.sppcv.org