O Medcook Challenge 2025 desafiou estudantes da licenciatura em Ciências da Nutrição e do mestrado integrado em medicina da Nova Medical School a apresentarem receitas adequadas a pessoas com patologia em hemodiálise.
A competição consistiu na apresentação de propostas de três receitas: uma entrada, um prato principal (carne, peixe, vegetariano ou vegan) e uma sobremesa, com a descrição detalhada dos ingredientes, capitações e dose, modo de preparação e informação nutricional. O valor médio de refeição, por pessoa, não poderia ultrapassar os cinco euros.
Martim Patrício, aluno do 5.º ano do Mestrado Integrado em Medicina, foi o grande vencedor do concurso, ao apresentar um tártaro de beterraba e abacate (entrada), um peito de frango marinado com salada de quinoa, rúcula e cenoura e chips de cenoura (prato principal) e ainda panna cotta de maçã e canela (sobremesa).
No 2.º e 3.º lugares ficaram estudantes de Ciências da Nutrição. Diana Pinto, Madalena Pisco, Margarida Silva, Marta Araújo, alunas do 4.ª ano da Licenciatura em Ciências da Nutrição, apresentam as seguintes receitas:
Entrada – Muffins de bróculos e abóbora
Prato Principal – Filetes de pescada com laranja e puré de batata-doce
Sobremesa – Tiramisú de maçã
Também nos primeiros lugares ficaram as alunas Maria Marto, Patrícia Oliveira, Luísa Mariz, do 4.º ano da Licenciatura em Ciências da Nutrição. Estas foram as suas receitas:
Entrada – Chips de kale com maionese caseira
Prato Principal – Caril de tofu crocante com chapati
Sobremesa – Bolo de cenoura
A iniciativa realizou-se em parceria entre a Nova Medical School e a Diaverum Portugal.