26 de dezembro de 2018 Encontra-se em audição pública, até 21 de janeiro de 2019, o Manual de Dietas Hospitalares, elaborado pelo grupo de trabalho nomeado pelo Despacho n.º 5479/2017. O objetivo é garantir o abastecimento de uma alimentação nutricionalmente adequada nas entidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
«A seleção da alimentação em ambiente hospitalar é fundamental, particularmente no que diz respeito aos utentes com doenças crónicas associadas à nutrição, e fundamental para a adoção de bons hábitos de alimentação», lê-se no site da Ordem dos Nutricionistas.
Cada hospital apresenta o seu Manual de Dietas, específico quanto às nomenclaturas utilizadas, tipologia de dietas, composição das refeições e capitações utilizadas. Assim, «há um impacto na gestão dos procedimentos e nos custos, tornando-se essencial a uniformização e padronização de um Manual de Dietas Hospitalares».
Esta padronização, a nível nacional, «permitirá mais força no combate à desnutrição hospitalar, promoverá a mais rápida recuperação dos doentes e ainda facilitará o trabalho dos diferentes profissionais de saúde. Desta forma, toda a gestão hospitalar será agilizada, com impacto positivo no SNS», explica a Ordem.
Todos os contributos podem ser enviados para o email dietashospitalares@dgs.min-saude.pt |